segunda-feira, 15 de março de 2010

BOLO ESPECIAL

Este bolo fiz para o aniversário do meu pai no dia 7 de Março, só agora posto porque não tenho tido tempo, mas hoje resolvi por tudo em ordem. Para aqueles que não percebem como faço tantas coisas, eu faço, guardo as fotos e só quando tenho tempo é que público. Algumas destas receitas já foram feitas à algum tempo....
Voltando ao bolo, é um bolo ideal para o lanche, o recheio é húmido, mas a massa é seca pelo que faz o equílibrio. A receita baseia-se na Cozinha Maravilha Nº 1 de Novembro de 2009, embora eu tenha feito algumas alterações.
INGREDIENTES:
PARA A MASSA:
50 gr de fermento de padeiro
1 dl de leite morno
400 gr de farinha
50 gr de açúcar
50 gr de margarina amolecida
2 ovos
raspa da casca de 1 limão
margarina para untar
farinha para polvilhar
PARA O RECHEIO:
100 gr de margarina amolecida
100 gr de açúcar
50 gr de miolo de amêndoa moído
50 gr de coco ralado
ovo batido e geleia para pincelar

PREPARAÇÃO:
Comece por preparar a massa: dissolva o fermento no leite morno. Deite a farinha dentro da taça da batedeira eléctrica, junte o açúcar, a margarina derretida, os ovos, a raspa de limão e o leite com o fermento, misture bem com as varas finas até que a massa se descole da taça. Faça uma bola com a massa, coloque-a numa tigela polvilhada com farinha, cubra com um pano e deixe-a levedar até ficar com o dobro do volume.
Estenda depois a massa em cima do tapete de silicone, forme um rectângulo de 40x45 cm.
Prepare agora o recheio: barre a massa com a margarina derretida, polvilhe com o açúcar, de seguida com a amêndoa e por último o coco ralado. Enrole com a ajuda do tapete de sillicone.
Barre uma forma redonda sem buraco com margarina. Corte o rolo em 7 fatias iguais, coloque uma ao centro da forma e as outras em volta com a parte cortada voltada para cima. Tape e deixe novamente levedar.
Leve a forno previamente aquecido, pincele a massa com o ovo batido e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer.
Pincele com geleia e sirva decorado a gosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo vosso comentário