quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

PÃO INTEGRAL CASEIRO



Existem imensas variedades de pão. Eu gosto de confeccionar o meu pão (e claro para a família), é mais saudável e de certeza mais saboroso. Não utilizo nenhuma máquina (embora possa utilizar farinha recomendada para estas), faço-o manualmente e com a vantagem de o cozer num fogão de lenha.
Dá um certo trabalho, mais do que se for feito na máquina, mas é com prazer que o faço e que o como!

Utilizo diversas farinhas, gosto de experimentar sabores e raramente repito a receita. No entanto cumpro sempre orientações básicas para a confecção. Assim vou dar-vos as minhas dicas para a receita.

Ingredientes

1 Kg de Farinha - seja ela qual for, desde que perfaça 1 kg. Gosto de misturar farinha de trigo, com farinha de trigo integral, misturar farelo de trigo (+/- 100g/ kg de farinha) e ainda sementes como as de girassol, sésamo ou de linhaça. Ou então farinha de centeio, farinha de aveia, de soja, ..., sempre misturadas com farinha de trigo, sendo no total 1 Kg.

40 g de fermento de padeiro
1 colher de chá de sal

1 fio de azeite

+/- 0,5 litro de água morna

Preparação

Coloca-se a farinha numa taça onde se vai amassar e onde a massa vai levedar. Abre-se uma cova no centro e deita-se o fio de azeite. Numa taça média coloca-se o sal, o fermento e junta-se a água para dissolver o fermento. Mistura-se na farinha e amassa-se bem. A massa está boa quando se despegar das bordas da taça. Molda-se a massa com a forma de um pão grande, polvilha-se com farinha e eu gosto de fazer uma oração "Deus te abenço-e, Deus te acrescente para que dês para muita gente".

Tapa-se e deixa-se levedar cerca de 1h30m em ambiente quente.

Depois moldam-se pães com o formato que se quiser e vai ao forno. O tabuleiro deve ser polvilhado com farinha e se for no forno eléctrico, a posição do tabuleiro é a meio do forno, a uma temperatura de 180º e coze durante cerca de 20 minutos.

BOM APETITE



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo vosso comentário