terça-feira, 12 de janeiro de 2010

BROA DE MILHO


Esta receita deu para 4 broas pequenas como se vê na foto.

INGREDIENTES:
8 dl de água
500 gr de farinha de milho
200 gr de farinha de centeio
250 gr de farinha de trigo
150 gr de massa crua de pão (ver parte final da receita)
1 colher de sopa de sal
10 gr de fermento do padeiro
farinha q.b.

PREPARAÇÃO:
Ferva 5 dl de água e nela escalde a farinha de milho. Adicione as restantes farinhas, a massa de pão e o sal. Dissolva o fermento em meio decilitro de água morna e amasse. Vá adicionando a restante água morna, aos poucos, até obter uma massa lisa e enxuta.
Coloque a massa a levedar durante 45 minutos, num recipiente tapado com um pano.
Ligue o forno a 200 ºc.
Tenda a massa sobre uma superfície enfarinhada e deixe -a levedar por mais 30 minutos. Leve ao forno durante 45 minutos.

Massa crua de pão:
20 gr de fermento de padeiro
1 pitada de sal
360 ml de água morna
500 gr de farinha de trigo
Num recipiente coloque o fermento, o sal e a água. Misture bem até dissolver e junte a farinha. Amasse bem com uma colher de pau até que a massa fique misturada e sem restos nas bordas. Tape e deixe levedar à temperatura ambiente durante 2 horas.
A massa está pronta a ser usada e pode guardar o que sobrar no frigorifíco durante 15 dias tapado com pelicula aderente para não endurecer. Quando precisar de utilizar retire a porção que precisar e coloque novamente no frio. Serve para todo o tipo de pão ou broa substituindo o fermento de padeiro ou diminuindo a quantidade necessária, além de que o pão leveda muito mais rápido.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo vosso comentário