quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

BOLO DE MAÇÃ E NOZES


Andava a procurar uma receita em que fosse possível utilizar umas maçãs que tinha cá em casa há tempo a mais e que ninguém queria comer. Então, vi num blog este bolo que me pareceu muito bom com o título “O melhor bolo de maçã de sempre”, fiquei na dúvida, fiz umas ligeiras alterações, mas de facto confirmo o título, o bolo é de facto muito bom, experimentem que não se vão arrepender. É um bolo óptimo para este tempo de frio.


INGREDIENTES:
(Pesei todas as chávenas para não correr o risco de as medidas não serem exactas).

450 gr de maçãs cortadas em pequenos pedaços previamente descascadas e descaroçadas
1 colher de sopa de canela
5 colheres de sopa de açúcar
2+3/4 de chávenas de farinha com fermento
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de café de sal
½ chávena de óleo
2 chávenas de açúcar
1/2 de chávena de sumo de laranja
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
4 ovos
1 chávena de nozes cortadas grosseiramente

PREPARAÇÃO:
Ligue o forno a 220ºc. Descasque as maçãs, corte-as em pedacinhos pequenos e espalhe por cima destas 5 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de sopa de canela em pó, reserve.

Na taça da batedeira coloque a farinha com o fermento e o sal, junte o açúcar, o óleo, a baunilha e o sumo de laranja e bata. Adicione os ovos um a um, adicionando o próximo quando o anterior estiver completamente dissolvido.
Unte uma forma de alumínio com manteiga e polvilhe com farinha, coloque uma parte da massa e espalhe, coloque uma camada de maçãs, uma de nozes, outra de massa e outra de maçãs e nozes por último, eu consegui fazer 3 camadas de massa, 3 de maçã e 3 de nozes.
Leve a cozer 40 minutos, verifique a cozedura com um palito. Como é muito húmido demora muito tempo a cozer, se necessário tape com papel de alumínio.

1 comentário:

Obrigada pelo vosso comentário