quarta-feira, 14 de outubro de 2009

CARNE DE PORCO À ALENTEJANA



Esta pode ser para muitos uma receita básica. É apenas uma ideia para quando surgem alterações de última hora na programação da nossa vida. Coloquei-a aqui porque tinha descongelado lombo de porco para assar, mas devido a imprevistos não a cozinhei, e para que não se estraga-se coloquei-a a marinar e posteriormente fiz este prato.

1 kg de lombo de porco cortado aos quadradinhos
1 kg de batatas descascadas cortadas aos quartos
3 dentes de alho descascados
7 colheres de sopa de azeite
2 dl de vinho branco
1oo g de pickles cortados pequenos
1 colher de sobremesa de pimentão doce
azeitonas q.b.
salsa picada q.b.
sal e pimenta q..b
óleo para fritar as batatas
1 colher de sopa de margarina
300 g de amêijoas

Coloque a carne numa taça adicione os alhos, 3 colheres de sopa de azeite, o vinho, o pimentão, o sal e a pimenta e deixe marinar no frigorífico durante umas horas ou de um dia para o outro.
Frite as batatas, escorra-as em papel  absorvente. Leve um tacho ao lume com o restante azeite, deixe aquecer e junte a carne escorrida. Deixe fritar até ficar bem dourada, adicione a marinada e deixe cozinhar.
Rectifique os temperos, junte as batatas fritas e as amêijoas previamente abertas numa frigideira com a margarina. As ameijoas devem estar em água com sal durante 1 hora antes da utilização. Envolva todos os ingredientes e coloque numa travessa, polvilhe com a salsa picada, os pickles e decore com azeitonas. Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo vosso comentário